Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Beringela

A beringela é um legume muito apreciado pela sua beleza, bem como pelo seu sabor e textura única. As beringelas pertencem à família das plantas “Solanaceae”, e que são familiares do tomate, batata e pimentos. A beringela cresce de uma forma muito parecida com o tomate, pendurado a partir de uma planta que cresce a vários metros de altura.
A mais popular variedade de beringela tem a forma de uma pêra oval, uma característica pela qual o seu nome é conhecido nos Estados Unidos (Eggplant). A pele é brilhante e de uma profundidade de cor púrpura, enquanto que a carne adquire uma consistência esponjosa. Contidas dentro da carne da beringela estão dispostas as sementes num padrão cónico.
Para além desta variedade de beringela, também existem muitas outras variedades de cores, incluindo lavanda, verde jade, laranja, amarelo e branco, e de muitos outros tamanhos e formas, que vão desde um pequeno tomate a uma grande abobrinha.
Apesar de alterar ligeiramente de sabor e textura de acordo com a sua variedade, podemos descrever a beringela como tendo um agradável sabor amargo e textura esponjosa. Em muitas receitas, a beringela cumpre o papel de ser um ingrediente complementar que equilibra os sabores de outros ingredientes mais pronunciados.

Benefícios 
Não apresenta gorduras e pelo seu conteúdo de fibras, vitamina (vitamina C e folacina) e, principalmente minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro) ela é indicada para as pessoas que querem manter a forma e a saúde. Os pesquisadores ainda não desvendaram totalmente como agem os princípios activos da beringela, mas acreditam que eles inibam, em parte, a absorção intestinal de gorduras.

Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.

Courgettes

As courgettes, que vêm em muitas variedades diferentes, são membros da família Cucurbitaceae e primas do melão e do pepino. Embora cada variedade seja distinta em cor, forma, tamanho e sabor, todas partilham algumas características comuns. Todo o legume, incluindo a carne, sementes e pele é comestível, com algumas variedades de courgette a produzirem também flores comestíveis. Ao contrário da abóbora, as courgettes são mais sensíveis e não podem ser armazenadas por longos períodos de tempo.
O sabor delicado, suave e cremoso da polpa branca da courgette é uma perfeita adição a qualquer refeição de verão. Embora estivesse no passado apenas disponível durante o Verão, hoje pode ser adquirida em qualquer altura do ano, embora seja entre Maio e Julho que está ao seu melhor nível.

Benefícios 
Combate a Dispepsia,  Gastrite, Cólon Irritado, Colite e Infecções Cardiovasculares


Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.

Benefícios do alho

Para um vegetal tão pequeno, o alho (Allium Sativum), tem uma grande, e bem merecida, reputação. Este membro da família das liliáceas, um primo das cebolas, alhos franceses e cebolinho, pode transformar qualquer refeição numa saudável e aromática experiência culinária.
O alho está organizado num bolbo, chamado de “cabeça”, e formado por um conjunto de “dentes”. Tanto o bolbo como os dentes são cobertos por uma capa de casca fina que pode ser branca, rosa ou roxa.
Os dentes de alho são de cor branca, e apesar de terem uma textura firme, podem ser facilmente cortados ou esmagados. O sabor do alho não tem paralelo, pois atinge o paladar com uma forte pujança envolta numa subtil doçura. 
As cabeças de alho, em forma de gota, variam na dimensão, contudo, medem em média cerca de 4 centímetros de altura por dois centímetros de largura no seu ponto mais largo. 

Benefícios 
Estimula a secreção salivar e do suco gástrico, aumenta o apetite, regula a digestão, combate a diarreia. Actua como anticoagulante protegendo as artérias do coração, pulmão e cérebro. É utilizado no tratamento de dislipidemias (colesterol alto, triglicerídeos elevados) e da hipertensão arterial.


Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.

Alho Francês

O Alho Francês, cientificamente conhecido como Allium Porrum, está relacionado com o alho, cebola e chalotas. Possui um bolbo pequeno e um longo caule branco e cilíndrico de camadas sobrepostas que fluí para folhas de coloração verde, hermeticamente seladas e lisas. 
Os alhos franceses têm aproximadamente 25 cm de comprimento e de 3 a 5 cm de diâmetro. Apresentam um sabor relacionado com o odor que emanam, uma característica que faz lembrar as chalotas, mas mais doce e subtil. A parte comestível é a parte branca e verde clara do caule, cuja parte mais tenra pode ser comida, mas que há medida que o alho francês envelhece, adquire um leve sabor a madeira.

Benefícios 
Elimina o Ácido Úrico, combate a Artrite Úrica, Sinusite e a Bronquite. É um alcalinizante e diurético. Ajuda quem sofre de Prisão de Ventre.


Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.