Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Dieta de 2000 calorias - Menu diário e semanal

Exemplo de uma dieta de 2000 kcal com lista de substituição de alimentos para poder começar sua dieta. Através da lista de substituição você pode variar seu cardápio diariamente, sem alterar o número de calorias.
DIETA 2000 KCAL


RefeiçãoAlimentoQuantidade
Café da manhãLeite desnatado
Café + adoçante
Pão
Margarina
¾ copo “tipo requeijão”
¼ de copo “tipo requeijão”
2 fatias
2 pontas de faca
Lanche da manhãLeite desnatado +
Achocolatado
Bolacha doce sem recheio
1 copo “tipo requeijão”
1 colher de sobremesa
4 unidades
AlmoçoArroz
Feijão
Bife
Hortaliças cruas
Fruta
4 colheres de sopa
1 concha
1 unidade pequena
2 porções (ver lista de substituições)
½ unidade
LancheLeite desnatado
Bolacha salgada
Geléia
Fruta
1 copo “tipo requeijão”
5 unidades
3 pontas de faca
1 unidade
JantarMacarrão à bolonhesa
Hortaliças cruas
3 pegadores
1 porção (ver lista de substituições)
CeiaSuco de fruta1 copo “tipo requeijão”


Lista de substituições – Cardápio 2000 kcal
* 1 copo de leite desnatado “tipo requeijão” é o mesmo que: ½  copo de iogurte; 1 fatia de queijo branco, 2 pontas de faca de requeijão, 1 fatia de queijo mussarela.
* 2 fatias de pão são o mesmo que: 1 pão francês, 1 fatias finas de bolo simples, 6 bolachas doces sem recheio, 5 bolachas salgadas, 5 torradas.
* 2 pontas de faca de margarina são o mesmo que: 4 colheres de sopa cheias de molho de salada, 3 pontas de faca de geléia de fruta, 2 colheres de 3 colheres de sobremesa de doce de fruta.
* 4 bolachas doce sem recheio são o mesmo que: 3 rosquinhas de leite, 2 biscoitos wafer, ½ de bolo simples.
* 4 colheres de sopa de arroz são o mesmo que: 2 pegadores de macarrão, 6 colheres de sopa de batata cozida picada.
* 1 concha de feijão é o mesmo que: 4 colheres de sopa de soja, ervilhas ou lentilhas.
* 1 bife pequeno é o mesmo que: 1 filé pequeno de peixe, 3 colheres de sopa de carne picada, 1 pedaço médio de frango assado.
* 2 porções de hortaliças cruas são o mesmo que: 2 tomates médios, 6 flores de brócolis cozidos, 2 pegadores de salada verde mista, 2 cenouras médias raladas.
* 1 fruta é o mesmo que: 1 maçã , 1 banana, 1 pêssego, 1 laranja, ½ xícara de fruta cozida ou enlatada, 1 fatia média de mamão ou melão.
* 3 pegadores de macarrão à bolonhesa são o mesmo que: 1 prato fundo cheio de sopa de hortaliças com carne, 2 panquecas de carne, 3 pedaços médios de souflé de legumes, 1 prato de sopa de ervilhas, 2 pratos de sopa de legumes, 2 fatias de pão + 2 colheres de sopa de salpicão de frango + 1 copo “tipo requeijão” de suco de laranja, 3 escumadeiras de risoto de frango.

Fonte: http://www.lipoesilicone.com.br/dieta-2000-calorias